Como surgiu o Dia das Mães

O Dia das Mães nasceu em 1907, numa cidadezinha do interior americano, chamado Grafton, no Estado de West Virginia, graças ao persistente esforço de uma moça do povo.
dia das maes surpreenda
Chamava-se ela Anne Jarvis e perdera sua mãe, a quem amava muito no dia  9 de maio de 1906. No ano seguinte, ao comemorar o 1o. aniversário da morte da mãe, portanto, em maio de 1907, Anne Jarvis ficou a pensar nas outras mães já falecidas, que nem sempre tinham um filho que pudesse visitar no cemitério. Anne Jarvis tomou, então, a iniciativa de escrever uma carta ao governador de seu Estado, Sr. William Glassock, sugerindo que organizasse todos os anos uma festa especial para as mães, mortas ou vivas.
O governador de West Virginia achou a idéia magnifica e baixou um decreto, já em 1910, instituindo oficialmente o “Dia das Mães” no território daquele Estado. E como homenagem a Anne, que tinha levantado a maravilhosa idéia, determinou que as comemorações se dessem no segundo domingo do mês de maio, data mais próxima do falecimento da mãe de Anne. Por uma coincidência felicíssima, o mês de maio é dedicado a Maria, Mãe de Deus. Boa idéia então comemorar o Dia das Mães no mês de maio, o mês de Maria, a mãe por excelência. Quatro anos depois, em 1914, a comemoração do Est. de West Virginia já se estendera pelo país todo, e eis que então o presidente da República Woodrow Wilson baixa um ato oficializando o “Dia das Mães” em todo p território norte-americano. Decorridos outros quatro anos, a comemoração chegou ao Brasil: em maio de 1918, pela primeira vez em nosso país, se festeja o “Dia das Mães”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s